
Para aqueles que estão seguindo um tratamento para perda de peso, final de ano é sempre um tormento. A grande quantidade de eventos, festas e confraternizações amplia a possibilidade de “escapadas” do programa alimentar e exige do individuo tomadas de decisões quanto a escolhas e renúncias a serem feitas.
É importante que o médico ou nutricionista estabeleça metas atingíveis durante essa fase para que sentimentos de culpa ou frustração não coloquem o que já foi conquistado a perder. Na maioria das vezes manter o peso conquistado nesse período pode ser considerado uma vitória. Esse contrato evita que, aqueles que por ventura ganhem peso no final do ano, faltem às consultas no ano seguinte. Esse abandono do tratamento geralmente acontece por vergonha ou pelo individuo julgar que deve “mostrar resultado” ao profissional. Atitudes assim são responsáveis por grande parte das desistências em tratamentos de obesidade.
A seguir algumas dicas que podem ajudar:
✓ Permita-se comer alimentos dos quais você gosta muito, porém, não exagere na quantidade, coma devagar e tente estabelecer um limite.
✓ Evite armazenar as sobras das festas como bolos, sorvetes, refrigerantes para que possam ser consumidos posteriormente. Esses alimentos são permitidos apenas nos eventos, guardá-los aumenta a probabilidade de consumo nos dias seguintes.
✓ Cuidado para não “gastar” sua cota de alimentos calóricos com comidas das quais você não faz tanta questão, reserve esse momento para comidas que realmente aprecia.
✓ Atenção : refrigerantes e bebidas alcoolica possuem muitas calorias e não matam a fome (pelo contrário , até aumentam…). Troque por refrigerantes zero ou light e estabeleça limite de consumo para cervejas e destilados.
✓ Não aceite alimento apenas por educação ou para agradar um anfitrião, aprenda a dizer não.
✓ E por fim, caso esteja em uso de alguma medicação prescrita para controle do peso, não deixe de tomar nesse período. Mesmo não seguindo a rotina alimentar, o uso da medicação ajuda a evitar um abuso maior.